Dissertation Writing service Buy Dissertation Online essay writing service cheap essay writing Defesa de Trabalho de Conclusão de Curso Nº 1 | Licenciatura Plena em Computação

Defesa de Trabalho de Conclusão de Curso Nº 1

Português, Brasil

Olá LC´s!

É com grande alegria que divulgamos a nossa primeira defesa de TCC após a reformulação do projeto do curso.

Segue a chamada!

Coordenação do Curso de Licenciatura em Computação

Defesa de Trabalho de Conclusão de Curso Nº 1

Estudante: Gabriela Barbosa Cupertino
Orientador: Prof. Abner Corrêa Barros
Título: USO DE METODOLOGIAS ATIVAS DE ENSINO ASSOCIADAS À ROBÓTICA EDUCACIONAL COM ALUNOS DO ENSINO FUNDAMENTAL: RELATO DE UMA EXPERIÊNCIA
Data: 04/11/20
Hora/Local: 10h – Virtual - Zoom Sala Meeting ID: 699 634 8564 -  https://zoom.us/wc/join/6996348564  Passcode: UFRPE

Banca Examinadora: Profa. Taciana Pontual / Suplente Prof. Julian

Resumo:  As metodologias ativas de ensino são abordagens de ensino aprendizagem que caracterizam-se por levar o aluno a assumir um protagonismo maior na dinâmica da aquisição de conhecimento, de forma que o professor passa a atuar não mais como um detentor maior da informação e do saber mas como um facilitador e mediador deste processo. Nesta abordagem o aluno é estimulado a participar de forma ativa na construção do conhecimento por meio da busca por soluções para problemas relevantes no seu contexto de vida e pelo exercício constante do senso crítico. O objetivo desta monografia é trazer um relato crítico do uso de metodologias ativas de ensino (Aprendizagem Baseada em Problemas, Aprendizagem em Pares e Movimento Maker) associadas a ferramentas tecnológicas (Robótica Educacional e Design Thinking) em uma escola de ensino fundamental da zona rural do município de Vitória de Santo Antão-PE. Serão analisados tanto os métodos pedagógicos empregados quanto o impacto do uso dessas metodologias no desempenho e na vivência escolar dos estudantes envolvidos. Os resultados observados neste ao longo deste processo permite concluir que as metodologias adotadas proporcionaram aos alunos ganhos em áreas que foram além da simples aquisição do conhecimento acadêmico, com melhoras significativas na capacidade de socialização, trabalho em equipe e na construção de um pensamento crítico e questionador.

Palavras-chave: Educação. Metodologias Ativas de Ensino. Aprendizagem Baseada em Problemas. Multi-idade. Aprendizagem em Pares. Robótica Educacional. Movimento Maker.